A ESCOLA Eb23 NUNO GONÇALVES

A Escola Básica 2,3 de Nuno Gonçalves é a Escola Sede do Agrupamento e ministra o 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, Cursos de Educação e Formação de Adultos e Cursos de Português para Falantes de Outras Línguas. 

Está situada na freguesia da Penha de França, confronta a poente com a Avenida General Roçadas e forma um quadrilátero com aproximadamente um hectare de área. O edificado é constituído por três edifícios que se articulam em "U" aberto a Sul. Apresenta espaços exteriores alcatroados para recreio e um campo multiusos com relvado sintético. Os edifícios apresentam um estado de degradação avançado e a sua requalificação estava integrada na Fase 3 da Parque Escolar, contudo, como todas as Escolas que integravam aquela fase de requalificação, acabou por não usufruir da mesma. 

A Escola tem como patrono o pintor quinhentista Nuno Gonçalves e foi  inaugurada no ano letivo 1951/52, tendo começado por ministrar um ensino técnico elementar à população escolar, que até então, ocupava as antigas instalações do liceu Gil Vicente. 

Assim, começou a funcionar em 1952, como Escola Técnica Elementar. No ano letivo de 52/53, já dotada de um quadro próprio de pessoal, recebeu os seus primeiros alunos. Passou a ser uma escola mista quando se iniciou o ciclo preparatório, com a reforma Veiga Simão, tendo aumentado então o seu número de alunos. No ano letivo de 1990/91, recebeu as primeiras turmas do 3º ciclo e tornou-se uma escola básica 2,3, lecionando sempre, a partir daí, turmas dos dois ciclos.