PROGRAMA
Os Órgãos Sociais da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB 2/3 Nuno Gonçalves pretende, em conjunto com todos os Pais, Mães e Encarregados/as de Educação que queiram ter um papel mais ativo na vida escolar dos seus educandos e educandas, contribuir para a melhoria do bem-estar de toda a comunidade escolar e para a promoção da igualdade de oportunidades de todas as crianças e jovens.
Para tal, pretendem facilitar o maior envolvimento e participação das famílias no contexto escolar e, ao mesmo tempo, promover uma relação de respeito mútuo, comunicação e proximidade com a direção do agrupamento, o pessoal docente e o não docente.
1. Melhorar a nossa escola
Prosseguir o trabalho conjunto com a Direção e o Conselho Geral do Agrupamento, e levar a cabo diversos contactos com diferentes entidades, públicas e privadas, de forma a estimular as seguintes áreas:
- Obras urgentes no edificado escolar;
- Melhoria das instalações sanitárias; restauro do campo de futebol, de piso sintético e recreios; reparação/substituição de janelas partidas; criação de um espaço no recreio que sirva de abrigo da chuva;
- Reforço de pessoal docente e não docente;
- Criação de soluções para ocupação dos tempos livres das crianças (reforço de vagas nos ATL que servem a escola e/ou criação de um ATL na escola);
- Promover a formação de pessoal docente e não docente (Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação, Multiculturalidade, Primeiros-socorros, entre outros).
- Promover o estabelecimento de colaborações e/ou parcerias entre a APEE e organizações locais, com vista a promover atividades de caráter educacional, cultural e/ou desportivo
2. Promover e melhorar a comunicação entre a comunidade educativa
- Encarregados/as de Educação — promover encontros regulares para troca de ideias; criar «caixa de sugestões» (Google Forms / Instagram/ Whatsapp)
- Dinamizar ações de sensibilização temáticas, debates, mesas redondas, destinadas a Pais, Mães, Encarregados/as de Educação e Famílias
- Delegados/as de Turma — ouvir as crianças e os/as jovens da nossa escola, perceber o que identificam como prioritário;
- Representantes de Turma — reunir contactos numa rede; elaborar um Manual do/a Representante de Turma (apresentar proposta ao Conselho Geral); reforçar o papel dos/as representantes de turma na aproximação da APEE a todos os pais, mães e encarregados/as de educação da escola.
- Representantes do CG — manter diálogo estreito para levar assuntos do interesse dos/as alunos/as e conseguir retorno;
- Comunidade estrangeira — aferir dificuldades; promover reuniões em inglês (ou outra língua; pedir apoio da AIMA na tradução de documentos importantes para que os/as Encarregados/as de Educação melhor possam compreender os procedimentos de caráter mais burocrático, contribuindo assim para facilitar a integração das crianças estrangeiras na escola ); criar vínculos para melhor se representar esta importante fatia da nossa comunidade educativa.
- Sócios/as — cativar mais sócios/as para a APEE e envolvê-los/as em grupos de trabalho; criar mailing list para manter uma partilha mais constante de informação; melhorar a comunicação nas redes sociais e investir na (re)construção do site.
- Associações de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento — promover encontros, com caráter regular, para aferir temas comuns e possibilidade de unir esforços.
3. Contribuir para uma melhor Vida Escolar
- Recreio para Brincar — fornecer caixas surpresa com jogos diversos que as crianças possam levantar sempre que tenham um intervalo maior ou furo.
- Arranjar mesas de pingue-pongue (e espaço para as colocar); e de matraquilhos.
- Procurar formas de maximizar o horário de funcionamento da biblioteca.
- Aumento do número de cacifos e alargamento do acesso aos mesmos;
- Encontrar soluções para melhorar o horário de aulas e aumentar os tempos de intervalo.
- Promover a implementação na escola de projetos relacionados com a valorização dos Direitos Humanos, sensibilizando as crianças e jovens para temáticas como a igualdade, a multiculturalidade, o respeito pelo outro, contribuindo para a criação de uma cultura de valorização da diversidade e de não discriminação
- Propor à Direção a criação da figura d@ "Alun@ Tutor(a)", promovendo assim o acolhimento dos/as novos/as alunos/as (do 5º ano) por parte dos alunos/as mais velhos/as (p.e. do 7º ano), facilitando a sua integração neste novo percurso educativo.
- Facilitar a participação dos pais, mãe e encarregados de educação na vida escolar, nomeadamente, através da sua participação em atividades dirigidas à comunidade escolar, em que possam contribuir através dos seus talentos, interesses ou profissões. Por exemplo, um/a Encarregado/a de Educação que seja médico pode fazer uma "tertúlia" sobre temas oportunos para a comunidade escolar; um/a Encarregado/a de Educação que saiba tocar um instrumento musical pode participar numa tarde/manhã musical na escola;
- Identificar "agentes" culturais da Freguesia, que possam "contribuir" com algum tipo de abordagem à comunidade escolar, para mostrar o seu trabalho;
